quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Lançamento livro - Mindfulness Yoga - Atenção Plena para lidar com os Desafios

Este não é um livro sobre parentalidade mas o Mindfulness - Atenção Plena, em português - pode ser uma importante ferramenta para nos tornarmos pais mais equilibrados, mais empáticos e mais presentes. É um livro que em procuro explorar e explicar a utilidade deste estado para nos ajudar a lidar da melhor forma com todos os desafios da nossa vida e, ser pai ou mãe, é realmente um dos maiores desafios que podemos aceitar. 
Um dos autores que menciono no livro, Daniel Siegel, tem um trabalho muito interessante na área da neurologia em que explica que o mindfulness pode mesmo activar no nosso cérebro as mesmas áreas que são activadas quando desenvolvemos um padrão de apego seguro com os nossos pais (expliquei aqui o que é o apego seguro e a sua importância). Esta é uma das razões que podem contribuir para o facto do mindfulness ser uma ferramenta tão útil para qualquer pai ou mãe: porque nos pode ajudar a curar muitas feridas da nossa infância permitindo-nos construir uma forma de estar com os nossos filhos mais segura, mais empática e mais receptiva. Porque muitas vezes passamos uma vida a procurar fora de nós algumas respostas que só podem ser encontradas cá dentro. E, muitas vezes também, muitos dos desequilíbrios que vivenciamos nas nossas relações, sobretudo com os filhos, vêm justamente dessas feridas que, por vezes, nem sabemos que existem. Então o mindfulness pode ser uma boa ferramenta para nos ajudar a entrar em contacto com elas e a sarar essas feridas. E, através dessa tomada de consciência pode ser também uma boa forma de construirmos com os nossos filhos uma relação mais equilibrada e segura. 
Para sermos boas mães ou pais também é fundamental que sejamos capazes de nos nutrir. Para sermos capazes de estar verdadeiramente presentes na nossa relação com os filhos e para termos capacidade de lhes dar tudo o que eles merecem e precisam para serem felizes e crescerem saudáveis, precisamos de ser capazes de nos nutrir, de nos cuidar. E criar uma rotina de prática de meditação ou de yoga, como explico no livro, é um óptima forma de o fazermos. 
Na minha vida o mindfulness tem tido um papel muito importante ao longo dos últimos anos e sinto que é de facto uma pedra fundamental no meu equilíbrio como pessoa mas também como mãe. Sinto que é uma prática que me permite estar mais inteira, mais presente, mais empática na minha relação com o meu filho. E por isso não podia deixar de partilhar aqui o lançamento deste livro que acontecerá no final deste mês.
É um livro que explica os benefícios desta prática e também demonstra passo a passo como integrar essa rotina na nossa vida. Assim, deixo aqui o convite para que venha conhecer os benefícios do mindfulness, da meditação e para que use esta prática para enriquecer a sua vida e a dos seus filhos. 
E, porque é sempre bom conhecer quem nos lê, ficarei muito feliz se quiserem aparecer neste dia. 



2 comentários:

  1. Olá, como faço para adquirir este livro, moro no Brasil, obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Olá Luciene, pode encomendar no site da wook, que envia para todo o mundo: http://www.wook.pt/ficha/mindfulness-yoga/a/id/16005931
    Abraço,
    Laura

    ResponderEliminar